Angola: Consultancy – ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA MATEMÁTICA NO ENSINO PRIMÁRIO

Organization: UN Children’s Fund
Country: Angola
Closing date: 20 Oct 2017

If you are a committed, creative professional and are passionate about making a lasting difference for children, the world’s leading children’s rights organization would like to hear from you.

For 70 years, UNICEF has been working on the ground in 190 countries and territories to promote children’s survival, protection and development. The world’s largest provider of vaccines for developing countries, UNICEF supports child health and nutrition, good water and sanitation, quality basic education for all boys and girls, and the protection of children from violence, exploitation, and AIDS. UNICEF is funded entirely by the voluntary contributions of individuals, businesses, foundations and governments.

Enquadramento e Justificação

  • INTRODUÇÃO
  • O Ministério da Educação (MED) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) estão profundamente comprometidos com o reforço de competências institucional onde se destacam indicadores relevantes em ações quantitativa e qualitativa como um dos pilares do século XXI assumidos pelo Governo da República de Angola, através do Plano Nacional de Formação de Quadros (PNFQ). Esta mesma preocupação de providenciar atividades académicas e científicas de qualidade enquadra-se com a implementação de um conjunto de recomendações internacionais que resultaram de grandes debates em torno da Melhoria da Qualidade da Educação em Incheon, Coreia do Sul, onde foi adoptada a Agenda 2015-2030 tendo como objectivo a promoção de uma Educação de Qualidade para Todos e que considerou o reforço da cooperação institucional como um esforço inadiável e estratégico para a concretização deste objectivo.

    Na sequência desse engajamento, o MED e o UNICEF têm vindo a desenvolver acções conjuntas no domínio do aprimoramento do sistema de educação, sobretudo da sua qualidade que responda plenamente aos objectivos e indicadores universalmente estabelecidos pelas instâncias competentes do Sistema das Nações Unidas e para além de estarem alinhados com a Agenda 2015-2025 e com o Plano Nacional de Desenvolvimento 2013-2017 (PND), que representam também os principais instrumentos de planificação do Estado Angolano para médio e longo prazos.

    O MED através do INIDE, INFQE e GEPE está a beneficiar actualmente de apoio técnico no âmbito do Projecto Aprendizagem para Todos (PAT) 2013-2020 que é financiado pelo Banco Mundial, um projecto que centra-se nas seguintes componentes:

    a) Formação Contínua dos Professores do Ensino Primário;

    b) Sistema de Avaliação das Aprendizagens no Ensino Primário;

    c) Gestão e Coordenação do Projecto (incluindo recolha, análise, gestão de dados e producção do relatório).

    É de salientar que a componente de Avaliação, em geral, como um elemento chave no processo de aprendizagem e na garantia de uma educação de qualidade, não é alargada a todos os níveis do ensino. Nesta perspectiva, sugere-se que esta componente seja alargada progressivamente aos outros níveis do Ensino.

    Neste âmbito, embora estejam a ser realizadas avaliações das apredizagens para as classes 4ª e 6ª, as classes 3ª e 5ª não estão cobertas, pelo que a complementaridade entre os dois exercícios, apoiados pelo UNICEF e o Banco Mundial devera ser tida em conta.

    Este Termos de Referência, é fruto da parceria entre o INIDE e o UNICEF, tem como finalidade a realização de uma consultoria para avaliar o grau de aprendizagem dos alunos da 3.ª e 5.ª classes na disciplina de Matemática. A pilotagem dos instrumentos de avaliação realizar-se-á em 10 províncias do país, conforme os detalhes seguintes:

    a) Cuanza Sul: 2 Municipios 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    b) Uíge: 2 Municípios 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    c) Benguela: 2 Municípios, 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    d) Bié: 2 Municípios, 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    e) Namibe: 2 Municípios, 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    f) Moxico: 2 Municípios, 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    g) Lunda Sul: 2 Municípios, 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    h) Cuando Cubango: 2 Municípios, 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    i) Zaire: 2 Municípios, 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos;

    j) Cunene: 2 Municípios, 6 escolas, 6 directores, 24 professores e 480 alunos.

    As províncias acima descritas foram escolhidas aleatóriamente, considerando as diferentes regiões do País (Norte, Sul, Este, Oeste e Centro); assim, a escolha recaiu para as províncias alistadas. Caberá à Direcção Provincial de cada província a indicação dos municípios e escolas participantes, na base da amostra prevista.

    Para assegurar que a assistência técnica produza resultados de qualidade, o projecto vai decorrer em três fases:

    (i) Formação dos técnicos e elaboração de TécnicasTRDs ;

    (ii) Aplicação e Recolha das TRDs;

    (iii) Tratamento, analise e divulgação dos resultados.

    Assim sendo, foi elaborado e aprovado um plano bi-anual de trabalho entre o INIDE e o UNICEF, tendo como objectivo providenciar assistência técnica ao INIDE na área de avaliação em larga escala na disciplina da Matemática, bem como o reforço das capacidades técnicas dos especialistas do INIDE, INFQE e DNEG para melhoria da qualidade do currículo de

    Tarefas

  • Objectivo: Sob a supervisão do chefe da seção de educação (ou do especialista de educação), o consultor ajudará desenvolver um sistema de avaliação da aprendizagem da disciplina da matemática no ensino primário para permitir a introdução de correções no processo de ensino aprendizagem, reforçando, neste processo, a capacidade do INIDE para formular, aprimorar e revisar o Currículo do Ensino Primário.

  • Fornecer detalhes / referência às áreas AWP cobertas : Esta consultoria faz parte do Resultado 2; Atividade 1.7 e seus resultados esperados estão intrinsecamente relacionados com a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem, que é o principal foco deste resultado. Neste caso específico, o foco será na elaboração de matrizes de avaliação de aprendizagem para melhorar o resultado da aprendizagem dos alunos em matemática.
  • Actividades a serem realizadas pela consultora :
  • Dotar os Especialistas do MED (INIDE, INFQE e DNEG) de competências específicas sobre os aspectos chave na área de avaliação, incluindo: metas, objectivos e objectos da avaliação, princípios e níveis de aprendizagens em matemática;
  • Elaborar a matriz de referência de avaliação da disciplina de matemática
  • Consolidar o processo de elaboração da matriz de referência de avaliação da disciplina da matemática;
  • Preparar os Módulos e outros materiais pedagógicos de formação, assim como as metodologias para a formação do pessoal seleccionado do INIDE, INFQE e DNEG;
  • Divulgar os resultados da avaliação das aprendizagens na disciplina de matemática aos profissionais da educação, parceiros sociais, pais e encarregados de educação através de encontros técnicos ;
  • Participar na preparação, implementação e monitorização do do processo de avaliação das aprendizagens da Matemática nas 10 províncias seleccionadas;
  • Auxiliar técnicamente na recolha, interpretação, limpeza, e análise dos dados na base;
  • Assessorar o INIDE na criação da base de dados da aplicação das TRDs;
  • Elaborar e apresentar relatório de diagnóstico que proporcione uma analise aprofundada dos dados recolhidos, realçando os sucessos e insucessos (a situação actual) nos domínios de aprendizagem, avaliados pelo instrumento de avaliação elaborado pelo (a) Consultor (a) ou empresa de consultoria.
  • Responsabilidades de Cada Partido:

    Responsabilidade do INIDE

    a) Definir e aprovar os Termos de Referência;

    b) Viabilizar o recrutamento do/a consultor/a em coordenação com o UNICEF;

    c) Facilitar o processo de obtenção do visto de entrada em Angola do/a consultor/a;

    d) Disponibilizar o local de trabalho quando o (s) consultor (es) estiver no MED;

    e) Facilitar e assegurar o trabalho do (a) consultor (a) no acesso aos documentos e informantes chaves;

    f) Preparar e assegurar a participação activa de todos os membros do Grupo de Trabalho seleccionado;

    g) Facilitar a acomodação e transporte aos lugares aprovados de trabalho para o (a) consultor (a) durante sua presença em Angola;

    h) Preparar e assegurar à deslocação dos Especialistas do MED as províncias selecionadas;

    i) Assegurar a logística dos aplicadores locais;

    j) Organizar e financiar toda logística durante processo de aplicação, recolha e inserção de dados, incluindo a divulgação dos resultados do estudo da Língua Portuguesa.

    Responsabilidade do UNICEF

    a) Contribuir na elaboração dos Termos de Referência;

    b) Financiar o contrato da consultoria;

    c) Facilitar e assegurar o trabalho do (a) consultor (a) no acesso aos documentos e informantes chaves na posse do UNICEF;

    d) Participar nos encontros do Grupo de Trabalho

  • Productos

    Productos Prazo de Execução Timeline/Deadline Pagamento

    Producto 1. Plano e cronograma de trabalho apresentado e aprovado.

    15 dias de calendário apos assinatura do contracto 20/11/2017 10%

    Productos 2- 6

    2. Matriz de referência de avaliação da disciplina de matemática elaborado e validada.

    3.Módulos e outros materiais pedagógicos para a formação, preparados.

    4. Formação para os técnicos selecionados do INIDE, INFQE e DNEG realizada

    5. Materiais (provas e questionários) elaborados.

    6. Base de dados elaborada e codificada

    2.5- 3 meses após assinatura do contrato 30/01/2018 40%

    Productos 7-10

    7. Metodologia e elementos de definição da amostra definidos.

    8. Provas e questionários para alunos e questionários para professores e Directores das escolas Selecionadas, aplicados e recolhidos.

    9. Prova e questionário codificados e verificados

    10. Dados finais recolhidos, verificados, codificados e inseridos na base.

    4.5-5 meses após assinatura do contrato 30/03/2018 30%

    Produtos 11 e 12

    11. Relatório final de diagnóstico elaborado

    12. Relatório final apresentado pelo/a consultor/a e validado pela equipa técnica. 6.5-7 meses após assinatura do contrato 30/06/2018 20 %

    Requisitos para o/a consultor(a)

  • Experiência específica no desenvolvimento do sistema da avaliação para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino primário;
  • Experiência amplia na área de capacitação, formação de adultos, especialmente na área de introdução e uso de sistemas da avaliação de aprendizagem e ensino da matemática ao nível do ensino primário;
  • Experiência na elaboração e implementação do sistema de avaliação nos países africanos, de preferência nos países lusófonos;
  • Experiência e conhecimento sobre a monitoria e produção de relatórios sobre o progresso de consultorias, ou assistência técnica no sector da educação;
  • Conhecimento da realidade social, económica e da educação pré-escolar e Ensino Primário em Angola;
  • Português falado e escrito fluentemente;
  • Bons conhecimentos de software (Word, Excel etc.) e de sistemas de base de dados; Excelentes habilidades em gestão e organização do tempo;
  • Excelentes habilidades para comunicar e facilitar discussões participativas;
  • Boas relações humanas
  • Grao academica

    Mestrado em Educação ou Pedagogia, ciências sociais ou campos similares;

    Anos de Experiência

    Experiência profunda depelo menos 5 anos e conhecimento na elaboração, implementação, e monitorização de sistemas de avaliação da aprendizagem e do ensino em geral;

    Competencies of Successful Candidate

    Indique a sua capacidade, disponibilidade e custo diário / mensal para assumir os termos de referência acima (incluindo viagens e subsídio diário, se aplicável). Os pedidos apresentados sem custo diário / mensal não serão considerados. Tenha em atenção que os cidadãos Angolanos serão remunerados em moeda local de acordo com a política do UNICEF.

    OUNICEF está comprometido com a diversidade e a inclusão dentro da sua força de trabalho, e encoraja candidatos qualificados de todas as nacionalidades, religiãoe etnia, incluindopessoas com deficiência, a se inscreverem parafazerem parte da nossa organização.

    How to apply:

    UNICEF is committed to diversity and inclusion within its workforce, and encourages qualified female and male candidates from all national, religious and ethnic backgrounds, including persons living with disabilities, to apply to become a part of our organization. To apply, click on the following link http://www.unicef.org/about/employ/?job=507843

    Read more here:: RELIEFWEB CAREERS INT